quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Espetáculo: A Lira e o Tambor





    O programa Valores de Minas  – uma iniciativa do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas)  e do Governo de Minas  – estreia, no dia 24 de novembro, o espetáculo “A Lira e o Tambor”, que sintetiza as experiências e o aprendizado dos jovens, durante o ano, em dança, música, teatro, circo, literatura e artes plásticas. Esse é o sétimo espetáculo aberto ao público, em temporada de dez dias.
São mais de 450 alunos em cena, num espetáculo que mostra um pouco da história da música brasileira, por meio do encontro de dois jovens que representam as principais raízes sonoras do país: a erudita e a popular, a europeia e a africana. Essa mistura toma forma na Escola de Samba Barracão Brasil, cujo enredo do ano é a riqueza e beleza de nossa música. O espetáculo é inspirado nas canções, movimentos e ritmos da cultura brasileira e também nas histórias dos meninos e meninas do Valores de Minas.
Para a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha, “o enredo do espetáculo celebra essa juventude que, no barracão, faz um mergulho poético e crítico na nossa cultura, criando e compartilhando mais um capitulo da história do Valores de Minas, da nossa história”.
A coordenadora executiva do programa Valores de Minas, Samira Ávila, sintetiza o espetáculo como a história da música brasileira, desde Chiquinha Gonzaga, passando pela era do rádio, até a bossa-nova, a partir dos personagens a Lira e o Tambor que, assim como os estudantes do programa, estão em busca de seus valores.
“A primeira inspiração foi transformar, em um barracão de escola de samba, o espaço do Valores de Minas, esse local privilegiado de trabalho e arte, realidade e ficção, onde a criação se faz em conjunto, como no carnaval. É esse espaço que recebe a história de amor de Lira e Tambor, personagens que encarnam raízes da música e celebram a beleza do encontro, da diferença”, explica Cida Falabella, diretora convidada.
Encerrado com um desfile de escola de samba, com todas as características de enredo, puxador, alas, mestre-sala e porta-bandeiras. O figurino foi confeccionado em parceria com o Centro Técnico de Produções do Palácio das Artes, a partir do acervo de peças e adereços dos espetáculos apresentados desde 2005.

Comentário:A obra tem como base a história da música brasileira através do encontro de um casal de jovens, que representam as principais matrizes sonoras do país: a erudita e a popular, a europeia e a africana. Essa mistura toma forma na Escola de Samba Barracão Brasil, cujo enredo do ano é a riqueza e beleza de nossa música. O espetáculo se inspira nas canções, movimentos e ritmos da cultura brasileira e nas histórias dos meninos e meninas do Valores de Minas, que não apenas são os artistas de "A Lira e o Tambor", como também são os criadores da peça. Vale muito á pena assistir ao espetáculo, pois as característica principal é a alegria transmitida pelos atores, e muita animação durante á apresentação, um show de arte para quem gosta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário