quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Centro cultural de Belo Horizonte






Cinema de Bolso


     Cinema de bolso nos é passado documentários brasileiros que vem apresentando dois traços marcantes: a recusa do que é apresentado e o privilégio de afirmação de sujeitos singulares mostrando um inventário de suas vivências, sem porquês ou ideários pré-concebidos.
      São passados dois curtas em cada sessão que foram  "Passaredo" e "Uma nação de gente " mostrando a tradição das pessoas que morão no nordeste do brasil.




Comentário:


      Os documentários são muto interessantes, pois mostra o dia-a-dia de pessoas comuns, aquelas que ouvimos falar, mais de cultura completamente diferente. É uma herança cultural, uma tradição. Onde nos mostra mais essa cultura é no curta, "Uma nação de gente" que mostra o cotidiano de um vaqueiro, mostrando a incerteza quanto ao futuro desses trabalhadores, mostra a emoção de como ele cuida de cada detalhe, cada amarração de sua roupa, destacando na paisagem indistinta mostrando como ele age em sua profissão.  Os documentários são uma forma de permanecer viva essas simples coisas.!